GAZ

Cliente

Gazeta do Sul

O GAZ – Gazeta do Sul – é um portal de notícias com sede em Santa Cruz do Sul – RS. Que já se tornou referência no estado e região.


A Gazeta nos acompanha já a um tempo, iniciando nossa parceria em 2018, pois estavam à procura de um parceiro com grande conhecimento em WordPress. Mesmo já possuindo um site em WordPress, era uma infraestrutura dividida entre um sistema interno (intranet) com WordPress.


Procurando evoluir e explorar o melhor que o WordPress poderia oferecer, o primeiro trabalho foi migrar da infraestrutura da intranet e centralizar toda a gestão do portal no WordPress. Melhorando e dando praticidade para o dia a dia corrido de toda equipe da editoria.


E então, a partir de 2019 começamos o projeto de redesign do site, acompanhado de uma reestruturação de objetivos quanto às editoriais do GAZ. Uma etapa que envolveu refletir também sobre todo o funcionamento de atualização das matérias e organização da principal página, que é a inicial que possui o maior foco.

Redesign do portal GAZ

Com a chegada do projeto, tivemos diversos desafios, além do desenvolvimento, precisávamos chegar a um consenso de design onde o portal se identificasse e tornasse a experiência do leitor/visitante o mais leve e fácil possível, melhorando certos aspectos da sua presença online, disponibilizando notícias rapidamente, priorizando no layout o seu ranking de importância.

Para iniciar, fomos pessoalmente até Santa Cruz do Sul passar um dia inteiro de imersão com a equipe do GAZ, incluindo editores, marketing e diretores, para que pudéssemos entender as suas dificuldades e pontos que conseguiríamos melhorar em seu novo site. Participar de sua rotina diária ocupada, ouvindo direito da equipe, conseguimos levantar alguns pontos importantes de melhorias em questão de experiência do usuário e experiência da editoria.

  • Notícias precisavam ser mais fáceis de publicar, o processo era longo e tomava um tempo que a equipe não tinha;
  • Formato de visualização das notícias era confuso e não dava o destaque que deveria dar;
  • Site muito engessado, difícil de controlar e com alguns problemas persistentes de navegação.


O novo site do GAZ deveria ser entendível, rápido e acima de tudo estéticamente agradável. E a partir disso iniciamos nossas pesquisas de semelhantes e inspirações para o layout atualizado.

O layout foi criado utilizando as notícias em formato de cartões e listas, visando disponibilizar todas as informações necessárias para o leitor, tendo capa, editorias, título da notícia e um breve resumo. Além disso, teríamos mais variações para estas notícias, algumas poderiam ter capa, outras poderiam ter apenas título e resumo, ou apenas capa e resumo, então tivemos que pensar em variados formatos para a página inicial – principalmente – para que esta englobasse tudo que o GAZ esperava para o seu novo começo. Abaixo seguem algumas imagens das variações do design.

Em parceria com Agência Nakao, que trouxe mais uma proposta para a página inicial, de modo a acrescentar ao layout do portal. Conseguimos criar um modelo limpo para o novo GAZ, um tão esperado recomeço, não apenas de infraestrutura, mas também disponibilização de conteúdo.

Loja de assinatura

Mesmo com investimentos, muitos dos processos ainda eram muito manuais, como o de assinatura. Exigia uma autenticação pessoal de um funcionário, assim como para o cancelamento, depois o usuário poderia acessar matérias especiais e o jornal impresso na versão on-line. Porém esse período entre um funcionário aprovar a assinatura era longo, por exemplo, quando um visitante assinasse às 22 horas da noite ele só teria acesso liberado no outro dia em horário comercial. Isso prejudicava o número de assinaturas, promover promoções mas acima de tudo a experiência de usuário.


Por este motivo foi estudado uma maneira de criar a loja de assinatura de forma mais prática e gerenciável. Onde o usuário consegue realizar o pagamento on-line, sem precisar de um atendente e acessar logo após confirmação do pagamento, os conteúdos.


Outro diferencial, foi a possibilidade de criar cupons de desconto para promoções especiais, o que se tornou um grande diferencial estratégico para as vendas.
Tudo isso foi possível utilizando o WooCommerce, ferramenta muito conhecida para a gestão de e-commerces em WordPress.

 

Conclusão

Para concluir, ressaltamos que este projeto foi um desafio tanto para nós quanto para o próprio GAZ ao remodelar certos processos internos e sua gestão de conteúdo. Mesmo chegando uma etapa de grande mudança – principalmente visual e de gestão interna – o portal do GAZ ainda quer investir em melhores conexões com todos os seus serviços. Por isso, esta case é como um marco neste importante processo pelo qual estão passando, mas você pode apostar que muitas melhorias ainda estão por vir e estamos felizes em poder fazer parte.

Depoimentos do cliente

“A Aztec, ao longo dos anos de parceria com a Gazeta Grupo, por meio do trabalho com o portal Gaz, trouxe propostas criativas e inovações que fizeram parte de um ciclo de transformação dos nossos negócios, envolvendo evoluções em produtos, tecnologia e até posicionamento de marca, reforçando o papel de jornalismo atual, relevante e hiperlocal. Nosso portal foi modernizado, com novo visual e novas funcionalidades, para aprimorar a navegação e a segurança do nosso leitor. Com isso, tornamos a experiência do usuário ainda melhor. Um excelente trabalho conduzido por profissionais dedicados e cujos resultados, sob vários aspectos, vem atendendo as nossas expectativas.”
Lu Valentini
Marketing
“Toda a equipe da Aztec domina muito bem a área de projetos e desenvolvimento web. O alinhamento muito claro de toda execução ajudou na transparência do trabalho e alcance de um ótimo resultado final.”
Rafael
Setor de Tecnologia

Veja também

Desenvolvimento especial de uma ferramenta de educação sobre previdência privada.
Conheça a tecnologia multisite dos sites da Zero Papel e Gescon Contabilidade
Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?