Creative Design Marketing

O que levar em consideração na hora de criar a sua marca

Ter a sua própria marca é um dos fatores principais da sua empresa, é por ela que as pessoas irão se identificar, a marca que elas podem ou não indicar e o primeiro nome quando pensam em determinado produto/serviço.

Porém, ter uma marca não é apenas logo ou ter um slogan bonito, o que mais avalia positivamente o seu produto/serviço no mercado é a maneira que você se porta, ser autentico ao seus valores, ser transparente e verdadeiro.

Então, neste post estarei dando algumas dicas do que se deve considerar na hora de criar a identidade da sua marca, abrangendo alguns pontos sobre marketing e design de marca.

Vamos lá!

Passo #1 – Decida quem você é o que a sua marca representa

No core da sua marca deve ter uma reflexão sobre os seus valores, no que você acredita? Essa crença é representada na sua identidade de marca?

Estes são pontos a serem questionados em cada etapa do seu processo de criação, pois desde o seu logo, seu site ou o jeito que você se porta na internet e fora dela, devem se manter verdadeiros ao que você acredita, à sua missão.

Desse modo, não corte caminhos, se mantenha fiel e acredite na sua ideia mais do que ninguém, se conheça e transpareça a forma como você quer ser visto, o modo como você deseja que a sua marca seja reconhecida.

Passo #2 – Faça pesquisas. Quem é o seu público e a sua competição?

Tenha certeza que você esteja refletindo os objetivos e gostos do seu público, não tenha medo de ser diferente e tentar coisas novas. Porém não seja diferente só porque toda marca deve ser, seja diferente porque você quer ser.

Além disso, se pergunte, o que a minha marca agregaria ao meu público? Por que me escolher ao invés do competidor?

Aprenda com outras marcas do seu ramo que estão a mais tempo no mercado, veja o que elas fizeram certo e seja consciente do que elas estão fazendo de “errado”.

Porém, lembre-se sempre de ser coerente e não fugir do seu propósito principal, dos seus objetivos, mantenha a sua peculiaridade.

Passo #3 – Defina a sua voz

Qual é a sua mensagem? Como você irá transmiti-la? E como você quer que as pessoas se lembrem de você?

Além disso, é importante definir os meios onde a sua marca estará inserida, qual faz mais sentido? Hoje em dia a internet é a rede que conecta o mundo todo, e estar fora dela faz com que o seu alcance seja menor.

Um exemplo disso é que de 2020 à 2021, os E-commerces cresceram 75%. Tendo que se reinventar nesse meio de crise, mais e mais pessoas estão colocando seu produto/serviço no mundo da web para ter esse alcance abrangente de público.

Ademais, apostar em marketing digital e saber as redes sociais onde o seu cliente está é um must! Portanto, não esqueça de fazer as suas pesquisas.

Passo #4 – Invista na sua marca!

Deixe a sua marca com a cara que você imagina pra ela. Invista na sua identidade visual, no seu site, nas suas redes sociais e tudo mais que fará com que as pessoas lembrem da sua empresa.

Contudo, não perder a consistência entre marca e ativos da marca são a chave, então invista um bom esforço e tempo aqui.

Passo #5 – Seja a sua marca

A sua mensagem não para apenas no seu site ou redes sociais, você deve ser o maior defensor da sua marca, como comentei antes, seja sempre autentico, as pessoas estão interessadas na sua proposta, elas te seguirão naturalmente quando se identificarem com os seus valores.

Portanto, tenha em mente, a sua marca é o que as pessoas falam quando você não está por perto. Ouça atentamente aos seus clientes e se molde conforme necessidade, não fique estático e sempre procure evoluir processos e renovar a cara da sua empresa (apenas quando preciso).


E ai, você já tem o que precisa pra criar a sua?

Então vem com a gente se quiser dar ainda mais voz pro seu negócio e criar o seu site profissional!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *