Creative Design

Processo criativo para a criação de um site

Aqui na Aztec, passamos boa parte do tempo planejando e discutindo possíveis caminhos alternativos, procurando sempre evoluir os nossos processos de criação de site.

Desse modo, conseguimos chegar no modelo atual do nosso workflow de design, que acompanha os projetos do início ao fim.

Então neste post estarei falando um pouco sobre particularidades do meu processo pessoal e de como integramos isso aos projetos para uma melhor experiência do cliente.

Vamos lá!

Etapa de Briefing

Esta parte do processo vem logo após o onboarding, onde nossa gestora de projetos envia um formulário com algumas perguntas base para nos ajudar a entender o cliente e seus objetivos.

Dessa forma, ao longo do tempo fomos agrupando os melhores questionamentos para anteciparmos dúvidas.

Abaixo você pode ver alguns exemplos, tirados do nosso formulário.

Print exemplo do formulário de briefing da Aztec.

Recentemente, nós estamos revendo nosso briefing e definindo diferentes perguntas dependendo do tipo de site, sendo institucional ou e-commerce.

Como comentei no início do post, nós procuramos sempre evoluir, então esse nosso formulário está sempre se adequando para melhorar nosso processo.

Pesquisa de estilo e Sitemap

Junto à etapa de briefing, é feita uma pesquisa de estilo e criado um sitemap para levarmos pro cliente no dia da reunião de debriefing.

A pesquisa de estilo vem da analise do briefing, onde buscamos por sites do nicho do cliente para termos base em estilo gráfico e mais importante, na estruturação, que é a parte principal desta etapa.

Uma dica pessoal minha que utilizo bastante para me inspirar, é visitar o Awwwards e o Dribbble, são sites que utilizo o tempo todo quando busco por ideias legais e diferentes.

Exemplo de pesquisa de estilo

Simultaneamente, criamos o mapa do site (chamado de sitemap), onde definimos estruturas de páginas e itens que irão aparecer no menu.

Então, este mapa será a nossa base, está é uma etapa onde focamos bastante para acertar o melhor possível e evitar algum tipo de retrabalho.

Exemplo de sitemap do site Criação .cc
exemplo de sitemap do site Criação .cc

Wireframes do site

Após aprovado o mapa do site, damos continuidade com a próxima etapa, que é onde construimos o esqueleto do site, os wireframes.

Sendo wireframes um “rascunho” detalhado do site, focado na estruturação, aqui vemos a hierarquia de imagens, textos e tudo mais.

Na Aztec utilizamos o método low fidelity, que nos permite focar apenas nos pontos importantes, abaixo segue um exemplo.

Exemplo de wireframes sites criacao .cc

Criação do site

Por fim, chegamos à etapa de criação do site, onde vamos para o Elementor e começamos a editar as páginas.

Normalmente, é nesta etapa que definimos fontes, definimos cores padrão no editor e tudo mais.

Particularmente eu procuro fazer todas essas decisões previamente a mexer na página em si, pois é mais fácil e mantemos o padrão.


Veja também Tendências visuais para investir no seu site em 2021

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *