WordPress

WP Rocket: Um plugin para melhorar a performance do seu site

Construir um website hoje não é mais apenas ter uma página bonita, um conteúdo relevante e um nome conhecido. Cada vez mais os buscadores estão classificando sites pela sua performance e velocidade de entrega de conteúdo. Ou seja, cada vez mais os sites devem demorar MENOS para carregar o seu conteúdo.

Pensando nisso, no post de hoje vou trazer a vocês um plugin que a pouco tempo implementamos no Criação .cc e que tem demonstrado bons resultados para melhora de performance no WordPress.

O que é o WP Rocket e cache?

O WP Rocket é um plugin PAGO que tem como foco a melhora do cache do seu site para os visitantes. Ou seja, diminuir o tempo de carregamento dos arquivos para a visualização do site.

Para entendermos melhor, vou exemplificar. Quando acessamos um site, é realizada uma requisição para o servidor onde determinado site se encontra para retornar as informações que devem ser visualizadas no site. Quanto maior esse tempo de resposta, mais lento o seu site irá carregar ou trazer conteúdo para o visitante. Caso esse tempo de resposta seja muito alto, provavelmente o seu visitante irá desistir do site e procurar conteúdo (ou produtos/serviços) em outro lugar.

O cache basicamente é um armazenamento de dados, ou seja, ao invés de toda vez ser solicitado ao servidor como o site deve ser, qual a cor do cabeçalho e as outras informações do site, é feito uma consulta nesse armazenamento (que no caso do WP Rocket é realizado em disco) e retornado as informações. Ou seja, não é necessário consultar tudo novamente, apenas pegar as informações que já estão salvas e retornar para o usuário. Isso diminui e muito o tempo de carregamento de uma página na web.

Imagem por: ANKIT LAWANIYA

Com essa explicação, vamos entender agora melhor sobre o WP Rocket.

Como já citado nesse post, o WP Rocket é um plugin pago, pois seu foco está realmente em entregar ganhos de performance e oferecer suporte de boa qualidade. Existem outros plugins gratuitos no mercado, porém possuem os seus defeitos e não são comparáveis ao potencial do WP Rocket.

Entre as principais funcionalidades do WP Rocket nós temos:

  • Cache;
  • Otimização de arquivos;
  • Otimização de mídias;
  • Pré-carregamento;
  • Otimização de banco de dados;
  • CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo)
  • Integração com serviços que ajudam na melhora da performance.
Imagem retirada do site do WP Rocket

Ou seja, com essas funcionalidades nós conseguimos minificar os arquivos CSS e JS, habilitar LazyLoad para mídia, pré-carregar scripts que demandam mais tempo ou as fontes, apagar e otimizar tabelas que só estão ocupando espaço no banco de dados, integrar com uma CDN para agilizar a entrega do conteúdo para diferentes locais do mundo e o melhor de tudo, integrar com outros serviços que auxiliam e funcionam em paralelo ao plugin para otimizar o carregamento.

Entre essas integrações podemos citar a integração com o Imagify, um excelente serviço para otimizar e reduzir o tamanho de suas imagens. Também, o plugin consegue se integrar a Cloudflare, permitindo o controle do cache da Cloudflare pelo próprio painel do WordPress e ainda aplicando as melhores configurações para que a Cloudflare funcione melhor.

Imagem retirada do site do WP Rocket

Apenas fazendo uma menção honrosa, o plugin ainda consegue se integrar com o Varnish (caso seu servidor tenha), Sucuri, Pixel do Facebook e com o Google Analytics.

O mais importante de tudo, nesse plugin, é a sua documentação. Como ele é cheio de funções e cada uma tem um impacto no seu site, é importante consultar a documentação e entender o que faz cada coisa. O bacana é que a equipe do plugin é bem preocupada com isso e mantém uma documentação bem atualizada e bem completa sobre como configurar esse plugin.

Quanto custa?

O seu preço pode parecer um pouco salgado, mas tenha em mente que você estará investindo na melhora do seu site com um plugin que faz isso muito bem.

Os valores de seus planos podem variar de desde $49/ano (para 1 site) até $249/ano (para sites ilimitados). Dentro desse pacote, estão inclusos o suporte, configuração rápida (o plugin tem um botão para realizar isso) e todas as ferramentas que já falamos aqui no post.

Porquê utilizar?

Agora que já sabemos quanto custa e o que ele nos oferece, além de sabermos também o que é cache, fica aquela pergunta, porquê eu devo utilizar esse plugin no meu site WordPress?

Simples, se você quer crescer, ter uma boa visibilidade nos motores de busca e proporcionar uma boa experiência para o usuário em seu site, esse plugin cairá como uma luva.

Claro, ele sozinho não irá fazer mágica, mas você já irá notar um ganho significativo em performance, e com configurações muito simples de alterar e testar.

Caso você queira contratar um website já com esse plugin instalado e configurado da melhor maneira, convido a você acessar o Criação .cc e enviar um e-mail para nós, ficaremos muito felizes em te responder e atender ao que você necessita.

// see you later

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *