Gestão

Para se organizar é preciso se conhecer

Primeiramente quero te dizer que organização é algo diferente para todo mundo, pois há certos métodos que se encaixam mais para uns do que para outros. Isso vai varia de acordo com a sua rotina e área de trabalho, muitas vezes. Por isso neste conteúdo quero trazer algumas reflexões além de dicas que me ajudaram muito ao longo dos anos.

Vou dividir este conteúdo em rotina e ferramentas, pois ambos são importantes na hora de organizar as suas prioridades e conseguir dar aquele check em todos os itens e objetivos da sua vida. Mas já adiantamos que á chave para toda boa organização é o autoconhecimento.

Rotina

Uma questão que auxilia muito na hora de se organizar é estabelecer uma rotina que se encaixe de forma saudável no seu dia-a-dia e que atenda aos seus objetivos pessoais e profissionais. Para isso o primeiro passo é o autoconhecimento, reflita e teste uma rotina que te traga prazer.

Por exemplo, se acordar as 5 horas da manhã faz você se sentir bem e te traz mais energia para o dia, invista nisso e prepare sua rotina. Agora se você é uma pessoa que sente a sua energia baixa no período da manhã talvez acordar tão cedo não seja uma alternativa para você. Mas é importante que você teste, por volta de uma ou duas semanas e ver como seu corpo e mente reagem. Por que um dia só não vai contemplar todas os imprevistos e possibilidades que abrangem seu trabalho e vida pessoal.

Organize sua rotina refletindo sobre seus pontos fortes e fracos. Se no período da manhã você se sente mais focado concentre as suas atividades que exigem maior concentração neste período. Tudo irá depender de como você encara cada período do dia com sua disposição.

Também quero reforçar que é importante você considerar a sua vida profissional e sua vida pessoal como uma só, como realmente são. Não separe suas rotinas, pois elas fazem parte de você e contribuem para você atingir os seus grandes objetivos de vida.

Para resumir, autoconhecimento é o principal ponto para conseguir construir uma rotina saudável e organizada. Faça testes e aprenda com isso. E lembre-se é um processo em constante aperfeiçoamento, conforme você muda a sua rotina também deve mudar. Além disso, não se frustre com dias que não deram certo, pois mesmo com uma boa rotina os erros e frustrações só diminuem, não somem, fazem parte da vida.

Ferramentas

Queremos te mostrar algumas ferramentas bacanas que podem te auxiliar a se organizar e melhorar o seu dia-a-dia. Confira:

trello

O Trello é uma ferramenta que irá te auxiliar na hora de organizar suas tarefas em checklist e arquivos. Com a versão gratuita você já possui muitas possibilidades, mas há também uma versão paga com mais funcionalidades.

Com o Google Agenda você conseguirá organizar melhor suas reuniões e também momento que terá disponível para dar atenção aos seus clientes e colegas.

O Google Keep é uma ótima ferramenta para você poder fazer anotações e acessar facilmente pois também tem o aplicativo.

Para quem prefere uma agenda ou planner digital como o Adobe Spark Planner, permite que você organize também suas tarefas.

Por fim, queremos te dizer que é muito importante você tirar um momento para refletir e tentar tanto a sua rotina, organização e as ferramentas. Dessa forma você irá se adaptar da melhor forma que os seus objetivos precisam para ser atingidos.

Te indicamos olhar nosso primeiro Aztec D-Day que falamos sobre o nosso Workflow, com dicas voltadas mais para empresas. Ou também outro conteúdo aqui do blog que também falamos mais aprofundado sobre nosso workflow, aqui.

Espero que tenha te ajudado um pouco na reflexão da sua organização. Abraço.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *